segunda-feira, 12 de julho de 2021

Apresentação dos candidatos na lista do PSD à C.M. de Ponte de Lima



Exmo Senhor Vice presidente da CPN, Dr. André Coelho Lima,

Exmo Senhor Pte da CPD, caro companheiro e amigo Olegário Gonçalves,

Caro Filipe Amorim, Pte da CPS do PSD de Ponte de Lima e demais membros,

Caros senhores Ptes de Junta, designadamente o desta freguesia de Arcozelo, Sr. Acácio Lopes, e todos os senhores Ptes de Junta eleitos pelo PSD,

Caro companheiro e amigo, diretor de campanha, Filipe Lima,

Caro companheiro e amigo, mandatário desta candidatura, Manuel Trigueiro,

Caro companheiro e amigo, cabeça de lista à Assembleia Municipal, António Carvalho Martins.

Aproveito para cumprimentar os quatro que há pouco foram apresentados e que integram a lista da Assembleia Municipal: Joaquim Cerqueira, Joana Silva, Pedro Ligeiro e Ricardo Vieira.

Caro Emanuel Felgueiras, Presidente da JSD de Ponte de Lima, a quem muito agradeço pela organização deste evento, e demais jovens limianos,



Caros companheiros,

Caros amigos,

Exmos Senhores da comunicação social,



Cumprimento daqui, de Arcozelo, todos os Limianos.




Começo por agradecer ao Sr. Dr. André Coelho Lima, digníssimo deputado da nação e vice-presidente do PSD a nível nacional, por estar presente e pelas palavras de incentivo que acabou de proferir. É um orgulho contar com o seu apoio nesta caminhada, sabendo da sua mais-valia e da sua experiência autárquica. Muito obrigado.

Quero agradecer também ao Sr. Dr. António Carvalho Martins as suas palavras, mas sobretudo o facto de estar comigo neste processo e nesta candidatura, assumindo inequivocamente ser o cabeça de lista do PSD à Assembleia Municipal de Ponte de Lima.

Agradeço também a presença do Sr. Eng.º Manuel Trigueiro, mandatário desta candidatura a pronta disponibilidade para desempenhar estas funções.

Quero ainda expressar aqui, publicamente, o meu agradecimento a todos vós, que aqui estais presentes.



Estamos aqui para proceder à apresentação da lista do PSD à Câmara Municipal e vamos diretamente ao assunto, para, seguidamente me dirigir a todos os Limianos.

Vamos, assim, dar início à apresentação dos candidatos que me acompanham na lista do PSD à Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Começo por apresentar:

14.º Maria Inês Costa Rodrigues Araújo, comerciante de profissão, natural de Refoios do Lima e residente em Arcozelo

13.º Marcelo Araújo Fernandes, Técnico superior de Manutenção Industrial, de Fornelos e Queijada

12.º Ana Inês Lima Pereira, enfermeira licenciada, da freguesia de Poiares, a trabalhar na Unidade Cuidados Continuados de longa duração e manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima

11.º Pedro Nuno Pinto Pereira, empresário, da freguesia da Gandra,

10.º Daniela Filipa Pinto Sousa, técnica superior nos serviços partilhados do Ministério da Saúde, da freguesia de Rebordões Souto, (não estará presente por motivos pessoais)

9.º Engrácia Maria da Costa Nogueira, Técnica Superior de Análises da freguesia da Correlhã (não estará presente por motivos pessoais)

8.º João Paulo Soares Fiuza Branco, Eng.º mecânico, responsável comercial, de Ponte de Lima

7.º Maria do Carmo Martins de Sá, empresária, da freguesia da Ribeira

6.º Manuel Alberto de Carvalho Laranjeira, licenciado, inspetor tributário e aduaneiro, da freguesia de Arca e Ponte de Lima

5.º Maria Isabel Morais de Sá Antunes Gonçalves, licenciada, Assistente Técnica na ULSAM, da freguesia de Arca e Ponte de Lima

4.º José Maria Magalhães da Silva, eng.º técnico agrário, antigo presidente da Junta de Freixo e secretário da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, da freguesia de Freixo.

3.º Como certamente já repararam, nas medidas que já divulgamos, referimos que

“Vamos potenciar o Vinho Verde como uma das imagens de marca de Ponte de Lima, incluindo-o como bandeira nas Feiras Novas e nas romarias das mais diversas freguesias de Ponte de Lima, em articulação com a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e outras empresas produtoras”. E nada disto acontece por acaso! Ouvimos pessoas, entidades e instituições e, de uma forma articulada, estamos a construir um projeto convincente.

Por isso, tenho o prazer de anunciar o Sr. Eng.º Ricardo Nuno Soares da Silva, engenheiro agrícola responsável pelo apoio aos associados na área da viticultura, na Adega Cooperativa de Ponte de Lima. Está connosco para nos ajudar a fazer o caminho de acréscimo de valor na vitivinicultura e na agricultura. Deste modo, convido-o para nos fazer uma breve comunicação.

2.º Entretanto, várias pessoas nos questionam sobre a água, mais precisamente sobre os serviços de Água e Saneamento, matéria que muito preocupa os Limianos e que deve ser estudada com afinco por quem de direito e por quem saiba o que realmente pode e deve ser feito com seriedade e competência. E nada disto acontece por acaso! Ouvimos pessoas, entidades e instituições e, de uma forma articulada, estamos a construir um projeto convincente.

Por isso, tenho o prazer de anunciar a Sra. Dra. Felismina Carlota Seixas da Rocha Barros, advogada com escritório em Ponte de Lima. Está connosco para nos ajudar na questão da água, na educação, no desporto e noutras questões legais e essenciais para trabalhar o novo Plano de Recuperação e de Resiliência. Deste modo, convido-a para nos fazer uma breve comunicação.

1.º Por fim, eu próprio, o cabeça de lista, da freguesia de Vitorino dos Piães.

Ora, ouvidas estas intervenções, que, desde já muito agradeço, aproveito este momento para felicitar os meus companheiros de equipa pelo seu brilhante conteúdo na comunicação que acabaram de proferir.

Aproveito para dizer que tenho orgulho nesta equipa que acabei e apresentar, nos 14 que constituímos esta lista do PSD. Estamos perante cidadãos com provas dadas.

A todos agradeço, muito agradeço a disponibilidade para servir os Limianos, com espírito livre, sem medo e sem estar à espera de qualquer contrapartida.

Somos homens e mulheres livres que nunca dependemos da política, nem tão pouco dela precisamos para viver.

A todos o meu profundo e sentido reconhecimento.



Sabemos que não temos uma tarefa fácil, mas também sabemos que é possível.

Nós sabemos bem o que pretendemos e também sabemos bem o que não queremos.



Caros amigos e companheiros,

Há dois valores que muito aprecio: a lealdade e a gratidão, mas, a experiência de vida diz-me, a mim e a muitos de vós, também porque já o sofrestes na pele, que o valor da lealdade e o valor da gratidão não são para todos.

Aquando da apresentação desta candidatura em S. Martinho da Gandra, referi que o respeito e a tolerância são dois valores que se dão bem e fiz um apelo para que qualquer candidato neste processo autárquico, que viesse a integrar as listas do PSD ou outra qualquer, aceitasse o desafio de primar pelo RESPEITO e pela TOLERÂNCIA. Hoje, não só renovo esse apelo, como também faço um novo um apelo público a todos os membros das listas do PSD: apelo para que usem e abusem do valor da lealdade e que não tenham medo de usar e abusar do valor da gratidão. É importante, num tempo em que se diz mal de muitos políticos, que nós marquemos a diferença e eu estou certo de que convosco o vamos conseguir.

E sabem porquê? Porque nenhum me pediu para ingressar nesta lista. Foram todos convidados, porque recomendados por muitos limianos que ouvi desde 29 de março.

Repito, estamos perante cidadãos com provas dadas, com pontos de partida diferentes, com trajetos diferentes, com experiências diferentes, mas uma coisa em comum: valor e valores.

Por isso, estamos aqui hoje a apresentar uma alternativa sólida, uma alternativa credível, a melhor alternativa para Unir os Limianos e Ganhar Ponte de Lima.

Como comuniquei, no dia da apresentação desta candidatura, temos 3 fases distintas neste processo, Ouvir, Construir e Comunicar.

Começamos por OUVIR as pessoas, entidades e instituições e continuaremos a fazê-lo sempre, mesmo depois de eleitos no próximo dia 26 de setembro.

Caros Limianos, a minha liderança é a de escutar com atenção e de decidir com ambição.

Começamos por Construir um projeto convincente e já anunciamos medidas concretas. Anunciamos no dia 30 de junho 30 medidas concretas para resolver 3 problemas identificados, a saber:

1.º Resolver o grave problema da perda de população: prevê-se que, nos próximos 18 anos, a população local venha a cair mais 10%, ou seja, para valores próximos de 35 mil, o que é de todo preocupante.

2.º Aumentar o poder de compra das pessoas: no distrito de Viana do Castelo, Ponte de Lima, o 2.º maior concelho em população, é apenas o 5.º em termos de poder de compra!

3.º Recuperar o rio Lima e a Floresta: a seguir às pessoas, este é o nosso maior património. O rio Lima e a Floresta são recursos endógenos de importância vital para o desenvolvimento sustentável local.



Por isso, apresentamos 30 medidas no dia 30 de junho, tendo em conta 3 aspetos cruciais para um desenvolvimento sustentável de Ponte de Lima:



1. Criar emprego: apoiar a economia através da atração de investimento.

Vamos fixar e atrair pessoas, promover a natalidade e a longevidade, bem como promover a criação de emprego através da atração de investimento, com empresas de valor acrescentado. Tudo baseado numa aposta séria na criação de oportunidades e de apoios.

Tal como referi, aquando da apresentação desta candidatura, em S. Martinho da Gandra, assumimos que, neste projeto a 4 anos, vamos crescer acima da média da NUTS III, Alto Minho, que corresponde ao índice de 79,7.



2. Inovar na Educação: Incluir todos através da Educação, investindo na Inovação.

Vamos envolver todos na implementação de um projeto educativo concelhio, de modo a Incluir todos, investindo na Inovação e no acompanhamento do percurso dos jovens na busca do seu primeiro emprego no mercado de trabalho local.

Tudo baseado numa aposta séria, tendo em conta o que ouvimos no âmbito do setor da educação:

Vamos assumir a implementação das atividades do serviço de apoio às famílias (SAF) e das atividades de enriquecimento curricular (AEC).



3. Preservar a Natureza: colocar a Natureza e o Ambiente ao serviço do desenvolvimento sustentável, com especial enfoque em preservar o rio e a floresta.

Vamos elaborar um Plano para a Transição Climática, prevendo-se uma intervenção séria no Rio Lima e na Floresta, designadamente, através da vigilância, requalificação e preservação.

Tudo baseado numa aposta séria, tendo em conta o que ouvimos no âmbito deste setor:

Vamos, como sempre defendemos, concretizar o saneamento básico, tendo como objetivo a 4 anos, passar de 50,1% para 75% o número de habitações servidas pela rede de saneamento básico no concelho de Ponte de Lima e vamos implementar a recolha seletiva do lixo porta-a-porta.



Assumimos, sem medo, estes compromissos:

criar emprego atraindo e fixando população;

inovar na educação, investindo na inovação;

preservar a natureza, com especial enfoque neste Rio Lima e na Floresta que nos rodeia.



Hoje é dia de, também perante vós, assumirmos um outro compromisso claro, para dar resposta a àquele que é, neste momento, um dos maiores anseios para os Limianos. Refiro-me à água, mais precisamente aos serviços de Água e Saneamento.

De facto, há uma enorme insatisfação das pessoas sobre este processo da Água e não podemos gerir o bem público contra as pessoas. Disso estamos certos.

Ora, sabendo que a água é um bem essencial e é um bem público, queremos deixar claro que dizemos claramente Não à sua privatização.

Ora, sabendo que a água é uma das preocupações dos Limianos, queremos informar todos que estamos a estudar muito seriamente esta matéria. Se fôssemos populistas, dizíamos que rasgávamos de imediato o contrato. Mas nós não somos populistas!

Sabemos que houve problemas sérios na faturação e a empresa das Águas do Alto Minho, S.A. já o reconheceu perante nós por escrito.

Pedimos uma audiência, mas tal não nos foi concedida, porém o senhor Presidente do Conselho de Administração, a quem daqui também agradeço a resposta, teve a amabilidade de nos responder expondo os seus motivos e apelando à nossa compreensão.

Ora, sabendo que a água é uma das preocupações dos Limianos, esta é também uma preocupação desta candidatura. E o compromisso que queremos hoje assumir perante vós, é que:

tomaremos uma posição pública sobre esta matéria até ao final deste mês

e seremos intransigentes na defesa dos direitos de consumo de todos Limianos.



Hoje comunicamos a lista dos candidatos e garanto-vos que trabalharemos em equipa.

Estou certo que com a qualidade de pessoas que são estes candidatos, trabalharemos em equipa e em sintonia, e estou em condições de garantir que a nossa equipa será uma equipa coesa, uma equipa preparada, uma equipa capaz, uma equipa confiante, mas e sobretudo, uma equipa respeitadora e uma equipa confiável.

Na minha carreira de professor, com 33 anos, tenho lidado com centenas - ou até mesmo milhares - de pessoas.

Aprendi desde o berço a lidar com diferentes pontos de vista, a promover a entreajuda, a trabalhar em equipa, a respeitar as diferenças, a unirmo-nos no interesse maior e no bem comum, a unirmo-nos em torno do essencial.

Por tudo isto, estou em condições de garantir a todos os Limianos que o PSD tem uma equipa de pessoas confiáveis, pessoas que nunca viveram da política, nem precisam da política para viver, pessoas que estão disponíveis para fazer Ponte de Lima crescer.

Dizem que não há pessoas assim! Que quem vai para a política não tem este perfil!

De facto, estas pessoas (7 mulheres e 7 homens) comprovam exatamente o contrário.

Ainda há pessoas de bem!



Caros Limianos:

Nós estamos aqui porque acreditamos que podemos viver sem receios e acreditamos que podemos denunciar tudo o que não corresponde a normas de honestidade, seriedade e lealdade.

Nós estamos aqui disponíveis para servir os Limianos, livres de qualquer cobrança, contrapartida ou promessa indevida.

Nós estamos aqui porque não temos medo do poder instalado.

Sim, não temos medo e convidamos todos aqueles que o têm a confiar em nós, certos de que os representaremos com respeito, seriedade, transparência e dignidade pela pessoa humana. Nós estamos aqui para ajudar os mais desfavorecidos.

Nós estamos aqui para mudar Ponte de Lima.

Nós estamos aqui a pensar num melhor futuro para Ponte de Lima.

Sim, nós, felizmente, não temos que temer, mas ainda há neste século XXI e neste concelho quem sinta medo.

Sim, nós estamos disponíveis. Sim, nós estamos disponíveis para libertar muitos dos Limianos.




Eu acredito

Tu, Filipe Lima, tu Filipe Amorim, tu Manuel Felgueiras, tu que és presidente da junta pelo PSD, tu acreditas

Ele, António Martins, com quem tenho falado praticamente todos os dias, ele acredita

Nós, que constituímos a lista do PSD, nós acreditamos

Vós, que me ouvis, vós acreditais

Eles, os nossos adversários, eles não acreditam.



Porém, estou certo que os Limianos vão confiar em nós, porque nós somos pessoas confiáveis.

Porém, estou certo que os Limianos vão dar uma resposta inequívoca no próximo dia 26 de setembro.

Hoje estamos aqui, neste cenário fantástico, com a ponte, ex-libris da nossa terra, o rio, alma das nossas gentes e, também aqui ao lado, o anjo da guarda que, estou certo, nos irá guiar na travessia desta para a outra margem, no próximo dia 26 de setembro.

Nós propusemo-nos e vamos conseguir UNIR OS LIMIANOS em torno desta candidatura.

Nós propusemo-nos e vamos conseguir concretizar o sonho de GANHAR PONTE DE LIMA, pela 1.ª vez.

Juntem-se a nós!

Viva o PSD!

Viva Ponte de Lima!

Bem hajam todos.

10 de julho de 2021

Sem comentários: