sábado, 30 de janeiro de 2010

Mandato na AM

Ex.mo Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal e restantes membros da mesma
Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima
Ex.mos Senhores Vereadores
Membros da Assembleia Municipal
Senhoras e senhores:

Assunto: Mandato na AM
Todas as intervenções que fiz nesta Assembleia foram em nome do PSD. Esta, porém, dado ser a última, é em nome pessoal.
Primeiro, permitam-me felicitar todos os eleitos nas autárquicas do último domingo e desejar-lhes os maiores êxitos políticos ao serviço da comunidade. Como militante convicto do PSD, quero dizer-Vos que estou deveras satisfeito com os resultados obtidos pelo meu partido a nível nacional. Por isso, quero agradecer ao Sr. Eng. Daniel Campelo o seu contributo para o excelente resultado do meu partido, pois estou convencido que as suas abstenções na aprovação do OE nos dois últimos anos foram determinantes para a queda do actual "desgoverno". No último domingo o povo manifestou o seu descontentamento perante tais negócios ou negociatas.
Sr. Presidente da Câmara, permita-me apenas um conselho: veja o exemplo de quem parecia ser rei e senhor de um concelho e, no fim, face aos seus excessos, acabou por perder. Refiro-me, claro está, ao socialista Dr. Fernando Gomes, mas, como bem sabe, estes cargos não são vitalícios e V. Ex.cia tenha cuidado, pois dizia que ia ficar 6-1, ou até 7-0, e acabou por perder um vereador.
Um outro assunto refere-se ao facto de eu não ter integrado as listas do PSD. Pode parecer à primeira vista um assunto interno, contudo, dado ter trabalhado convosco durante os últimos quatro anos, dado o respeito que todos me merecem, dado ter usado sempre de frontalidade e de lealdade para convosco, quero tornar público neste local, que prontifiquei-me para assumir a candidatura do meu partido à AM no fim de uma determinada semana, o que foi aceite pelo candidato à CM e pela Comissão Política. No entanto, a candidatura, na terça-feira seguinte, optou que o número um à AM fosse o Dr. António Martins, preterindo a minha disponibilidade, o que eu aceitei, pois respeito as opções. Estou a revelar isto, não só pelo respeito que todos me merecem, mas também porque o sr. Presidente da Câmara Municipal teve conhecimento imediato desta situação.
Saímos da sede do PSD na referida terça-feira, por volta da meia-noite, e na quarta-feira de manhã, por volta das 10h, o sr. Presidente já sabia que o número um à AM pelo PSD não era eu, mas o Dr. Martins. Concluam aquilo que entenderem por bem. Da minha parte voltarei a intervir sobre este assunto em sede própria.
Face ao exposto, não podem contar comigo nesta Assembleia, o que para alguns, estou certo, será motivo de júbilo. Contudo, consciente de que não podemos agradar simultaneamente a gregos e a troianos, porque sigo um rumo com convicções, de uma coisa, podem ter a certeza: tudo o que tinha a dizer-Vos, fi-lo na Vossa presença, sem nada Vos esconder, e no local próprio.
Certo que desempenhei as minhas funções com lealdade e de acordo com a minha consciência, coloco-me ao dispor de todos Vós para aquilo que entenderem necessário.
Antes de terminar, sr. Presidente da Mesa e digníssima Assembleia, quero tornar público que reconheço ao Sr. Eng. Campelo empenho e dedicação em prol deste concelho, embora não me reveja, como é sabido, em diversas atitudes, condutas e prioridades protagonizadas pelo sr. Presidente reeleito.
Como última nota, considero ser importante deixar-Vos algumas sugestões para o funcionamento da AM no futuro: criar comissões de trabalho, por sectores ou áreas, com membros de todos os partidos ou independentes, para acompanharem o seu desenvolvimento no concelho. Quero ainda dizer-Vos que um político, eleito para servir e num espírito de pluralidade democrática, nunca se deve sentir maltratdo... As regras devem ser claras e as diferenças devem ser respeitadas.
A todos agradeço o Vosso contributo nesta AM e parto enriquecido com a Vossa participação e serviço cívico. A todos desejo os melhores êxitos pessoais, profissionais e políticos. Um santo Natal e um Feliz Ano Novo.
Permita-me, sr. Presidente da Câmara, cumprimentá-lo, embora sejamos adversários políticos profundos, como prova da minha disponibilidade, caso V. Ex.cia assim o entenda.

Ponte de Lima, 22 de Dezembro de 2001
O membro da Assembleia Municipal
José Nuno Torres Magalhães Vieira de Araújo

Sem comentários: