sábado, 30 de janeiro de 2010

Textos na Visão - "Macedo Faz-se ao Queijo"

Ex.mo Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal e restantes membros da mesma
Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima
Ex.mos Senhores Vereadores e Membros da Assembleia Municipal
Senhoras e senhores:

Assunto: textos publicados na revista de âmbito nacional Visão.
Intervenho em nome do PSD.

Conscientes que não há palavras neste tempo tão difícil para a família do Sr. Dr. Cassiano Baptista, queremos apresentar o nosso pesar à família e ao partido político pelo qual foi eleito. Apesar das divergências políticas, queremos expressar publicamente a nossa gratidão pelo exemplo de cidadania que reconhecemos ao já saudoso Presidente da Mesa desta Assembleia Municipal que nos deixou.

O assunto desta intervenção tem a ver com dois textos publicados na revista de âmbito nacional Visão. No último mês de Novembro foi publicado um artigo intitulado “Macedo Faz-se ao Queijo”, e em Dezembro Manuel Macedo, na resposta prevista na lei da imprensa, refere que, após ter demonstrado “solidariedade e disponibilidade económica para ajudar à continuidade do fabrico do queijo em Ponte de Lima” contactou duas vezes, telefonicamente, o Sr. Presidente da Câmara Municipal afirmando que, tendo-se mostrado interessado, “pôs-me como condição eu ter de aceitar como sócio um seu amigo de Ponte de Lima com quem já teria um compromisso de o incluir no projecto que viesse a ser desenvolvido”.

No dia 8 de Janeiro, na qualidade de líder da bancada social democrata desta Assembleia, escrevi ao senhor Presidente da Câmara apelando para que esclarecesse esta insólita situação, tendo solicitado um pedido de explicações públicas ou, então, que colocasse o senhor Manuel Macedo em tribunal para provar toda a verdade e repor o bom nome da edilidade que preside.

Em Fevereiro recebi a resposta do Sr. Presidente da Câmara, a qual agradeci e considerei clara, convincente e esclarecedora, embora, mais uma vez, não me consiga rever na tomada de posição do Sr. Presidente.

Quem leu a revista “Visão”, de âmbito nacional, certamente ficou com dúvidas que têm a ver com a honra e com a dignidade, daí defender que o Sr. Manuel Macedo fosse colocado em tribunal. As pessoas podem mesmo começar a pôr em dúvida qual o tipo de queijo que estamos a tratar, se o queijo deste concelho, se o queijo de V. Ex.cia ou se qualquer outro queijo pessoal.

Pessoalmente, reafirmo, por conhecer V. Ex.cia, Sr. Presidente da Câmara, que nunca tive qualquer dúvida sobre essa situação, no entanto, com pessoas desta natureza parece-nos importante, a mim e ao PSD, que não deixe passar em claro esta insólita situação. Deste modo propomos que o município coloque uma acção em tribunal ao supracitado empresário por difamação.

A resposta de V. Ex.cia foi esclarecedora ao referir que “foi o empresário limiano Sr. Paulino Rocha que (...) requereu formalmente a cedência de terreno e apresentou o respectivo projecto”, e nós acreditamos nas palavras do Sr. Presidente da Câmara, no entanto, a imagem que passa é que se estão a fazer favores a um amigo.

Tendo em conta todo o esforço desenvolvido por esta Assembleia Municipal, por todos os partidos políticos, por todos aqueles que se deslocaram ao Porto, a Lisboa, a Braga, tendo ainda em conta todo o trabalho da comissão cívica então criada, apelamos a V. Ex.cia para que não deixe passar em claro este incidente movendo uma acção judicial.

Ponte de Lima, 24 de Fevereiro de 2001.
O membro da Assembleia Municipal
José Nuno Torres Magalhães Vieira de Araújo



ASSEMBLEIA MUNICIPAL


PROPOSTA

Na sequência do artigo intitulado “Macedo Faz-se ao Queijo”, publicado em 2000.11.16 e do texto publicado em 2000.12.21, na revista Visão, onde Manuel Macedo refere que, após ter demonstrado “solidariedade e disponibilidade económica para ajudar à continuidade do fabrico do queijo em Ponte de Lima” contactou duas vezes, telefonicamente, o Sr. Presidente da Câmara Municipal afirmando que, tendo-se mostrado interessado, “pôs-me como condição eu ter de aceitar como sócio um seu amigo de Ponte de Lima com quem já teria um compromisso de o incluir no projecto que viesse a ser desenvolvido”, propõe-se que seja apresentada uma acção em tribunal por difamação ao Sr. Manuel Macedo.


Ponte de Lima, 24 de Fevereiro de 2001
O membro eleito pelo PSD
José Nuno Torres Magalhães Vieira de Araújo

Sem comentários: